sexta-feira, 20 de maio de 2011

A resistência do ar




O Avião, o Pássaro e o Carro são três exemplos que demonstram quebrar a resistência do ar, seja para voar, seja para ficar bem aderido ao chão.
As asas do Avião e do Pássaro apresentam uma forma aerodinâmica semelhantes nas curvaturas. Na parte de baixo da asa, não existe nenhuma curvatura, ao contrário da parte superior, em que existe um arredondamento frontal. Ela apresenta essa forma para ajudar na sustentação e na elevação dos aviões e dos pássaros. Na parte de baixo, a pressão permanece a mesma, ao contrário da parte superior. Por haver uma elevação na parte da frente e um afinamento na parte posterior, a pressão do ar cai, auxiliando na sustentação.

Nos carros, principalmente os de corrida, como os de Fórmula 1, existem aerofólios, que em altas velocidades, deixam o carro bem aderido ao chão. Possui o formato de uma asa. Ela apresenta uma curvatura diferente a dos aviões e pássaros. Na parte da frente a asa é fina e na parte posterior ela é mais espessa. Na parte de baixo do aerofólio a pressão permanece a mesma. Já na parte superior, a pressão do ar aumenta, para deixar o veículo bem firme no chão em altas velocidades.


Alex Glier e Fábio Schwinn

Alunos do 2ºB

Atividade sobre Astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário